isbn.png

O código ISBN serve para identificar e individualizar livros segundo título, autor, país, editora e número de edição. Ele é encontrado em publicações que não têm periodicidade.

 

A sigla ISBN representa o nome International Standard Book Number, o que significa, em uma tradução livre, algo como Padrão Internacional de Numeração de Livro. Ou seja, ele seria um código identificador da obra, tendo a mesma utilidade que, por exemplo, o RG e o CPF, os quais também são sequências de números em forma de códigos que servem para identificar pessoas.

 

Com o passar dos anos, o ISBN se tornou referência mundial na identificação de livros e outros tipos de publicações monográficas. Foi a partir da atribuição do código ISBN às obras que as buscas e as atualizações bibliográficas ficaram simplificadas, facilitando o reconhecimento dos livros em bibliotecas.

 

A principal importância é facilitar que a sua obra seja encontrada e distribuída. 

 

Por exemplo: se você quiser que seu livro seja revendido nas livrarias, precisará ter o ISBN. Alguns sites ou redes sociais focadas em livros, por sua vez, também exigirão. Assim, por mais que não seja obrigatório ter um ISBN, é aconselhado. Como o custo é relativamente baixo, vale a pena.

PESQUISE INFORMAÇÕES SOBRE UM CÓDIGO ISBN